maio 07, 2021

Cansaços

Certas coisas dão-me tanto trabalho, provocam-me cansaços tão grandes... Mas ninguém se apercebe disso porque eu sorrio e comporto-me de um modo natural (não sei de outro) que camufla a realidade. O físico também se aguenta bem, é certo. Estou tão cansado de certos livros que estou a escrever, por envolverem pesquisas e serem extensos, que às vezes mais me apetece desistir deles do que continuá-los. Pintar cansa-me menos e o gosto da obra é mais imediato, mesmo quando ainda inacabada. Mas o gosto da obra escrita é muitas vezes tardio, surgindo só depois duma sucessão de muitos (ou imensos) cansaços. Se me lamento às vezes destes cansaços da escrita, por que continuo a escrever? Esta é uma das dúvidas que prefiro se mantenha um mistério.

do projeto Entre deuses e diabos