maio 10, 2021

Ver o mar

Fui ver o mar. Apeteceu-me. Não gosto de fazer praia mas gosto de ver o mar. Passei perto de três praias e parei junto de uma delas, onde era suposto haver muita gente, mas onde ninguém estava. Era fim de tarde, mas não era isso o que justificava a ausência de pessoas. Havia nuvens e algum vento, e parece que havia também qualquer coisa nas televisões, daquelas que transformam as pessoas em massa. O mar varrido pelo vento, o céu tapado pelas nuvens, a serra afagada pela humidade que por ela subia; eu por ali. Os pássaros voavam e cantavam como se houvesse sol; ou voavam e cantavam por não haver pessoas que os importunassem ou inibissem de cantar e voar à vontade. Pareceu-me estar noutro sítio que não aquele que tão bem conheço. Senti-me gente e não massa.

do projeto Anuário de banalidades