novembro 01, 2021

Palavras aniversariantes

Faz hoje 46 anos que decidi que seria escritor. Um ou dois anos antes já havia decidido que seria pintor. Precocemente me encantei pelas tintas e pelas palavras, e delas fiz paixões que, com dificuldade, mantive em paralelo com a profissão de professor. Nunca esteve em causa abandonar uma em favor da outra, pois as paixões não tiram espaço à vida, pelo contrário, acrescentam. Contudo, só há sete anos fiz delas ocupação principal, após deixar a profissão que, essa sim, tirava espaço e qualidade à minha vida. Tinha 11 anos e foi nesta data que comecei a escrever o meu primeiro livro, que intitulei Um velho com um espírito novo. Lembro-me de ter pensado que desse dia em diante iria escrever porque gostava e porque tinha ideias para isso, fosse em prosa ou em poesia. Por isso, 1 de novembro de 1975 marca o meu nascimento como escritor. Embora tivesse decidido antes que seria pintor, na realidade, aquilo que posso designar como o meu primeiro quadro só foi pintado aos 19 anos. Antes disso, a paixão pela pintura não se manifestava ainda a pintar.

- do projeto Sincrónicas e anacrónicas -