julho 28, 2022

Escravos do cigarro

Confesso que me faz muita impressão ver gente a fumar, e mais ainda quando o fumo me chega ao nariz. No que respeita ao tabaco, acho muito estranho várias coisas, que transponho para diversas perguntas: por que se fuma?, por que se fuma se o fumo faz tão mal?, por que fuma este e não aquele?, por que é tão difícil deixar de fumar?, por que é que tanta gente não consegue deixar de fumar?, que sentido faz estar constantemente a chupar um cigarro?, que sentido faz estar constantemente a introduzir fumo nos pulmões e veneno no organismo? Há as questões do vício, da adição, eu sei; mas parece-me sobretudo serem as fraquezas pessoais que levam a essa autoescravização. Não é o fumador que escolhe se e quando vai fumar, é o cigarro que diz ao fumador quando ele tem de ir fumar (e fá-lo frequentemente). E é estranho ver tanta gente a andar permanentemente ao ritmo das chamadas do tabaco. À trela do cigarro, no fundo, sem capacidade para lhe desobedecer.

- do projeto Entre deuses e diabos -