agosto 28, 2024

Tejo como um espelho

É raro ver-se o Tejo assim, refletindo como um espelho. É raro e belo, mas não é bom sinal, já que isto só é possível com as águas paradas das barragens, que afetam negativamente os rios, suas faunas e floras. Esta fotografia foi tirada da ponte de Belver, tendo ao centro o castelo e algum casario da vila.

- Coisas por aí... -

agosto 15, 2024

O homem porco e mal disposto

Um homem gordo como um porco, feio como não sei quê e trombudo como tanta gente que por aí anda, saiu do supermercado e dirigiu-se para o carro. Podia estar mal disposto devido a algo que se terá passado no supermercado, mas o mais certo era sofrer de má disposição permanente, o que fazia dele ainda mais feio do que seria se estivesse tranquilo. Mas o que achei ainda mais feio nesse homem gordo, e me leva a chamar-lhe porco, é que ele abriu uma porta do carro e dele tirou um maço de tabaco amarrotado que atirou para o chão, juntamente com mais dois ou três pequenos papéis, fechando depois a porta com um gesto largo e bruto, como se o seu corpo ocupasse todo o largo espaço de estacionamento. Depois entrou no carro com a dificuldade própria de quem ocupa muito espaço e seguiu caminho com a condução própria de quem está chateado com o mundo.

- do projeto Sincrónicas e anacrónicas -

agosto 06, 2024

A conversão de São Paulo - Caravaggio

 

Este quadro regista o momento em que Paulo de Társio cai do cavalo depois de lhe ter aparecido uma luz forte que o ofuscou, acompanhada por uma voz. Após este episódio, o guerreiro perseguidor dos seguidores de Cristo tornar-se-ia o apóstolo São Paulo. A composição é, como se pode ver, completamente fora do comum, com as figuras compactadas pelos limites do quadro. Esta luz e estas sombras são... as de Caravaggio no seu melhor.

- Os meus quadros preferidos -