janeiro 25, 2022

O mê Atoine é que sabe!

Tó, Toi, Toni, Toino, Toine, Atoino, Atoine, Antoninho, Tonico e Toninho (nestes dois casos acentuando ou não a primeira sílaba) são variantes populares de António. Frequentemente, familiares e amigos de alguém que se chama António cedo se encarregam de rebatizar o bebé ou criança com uma ou mais dessas variantes. A mim coube-me Toino e Toninho (com a primeira sílaba acentuada), nomes que a minha mãe, a minha irmã, o meu irmão e outros familiares ainda me chamam. Mas o meu pai preferia Atoine. No decorrer de discussões ou de trocas de ideias, o meu pai, que estimava particularmente as minhas opiniões, de vez em quando dizia baixo O mê Atoine é que sabe! A frase não era para quem estivesse a participar na discussão nem para alguém em particular. Acho que a dizia para si mesmo, sabendo que certamente eu a iria ouvir.

- do projeto Sincrónicas e anacrónicas -